Chris Kramer é o diretor de comunicações e relações públicas da Capcom. Ele assumiu o cargo em 2006, e antes disso, já tinha trabalhado em games como EverQuest e Metal Gear Solid. Aqui no Game Blog ele fala exclusivamente sobre as franquias de sucesso da Capcom e os planos da empresa sobre o futuro: o mercado de celulares, MMO, sensor de movimento, iPhone e Brasil. Confira:
A Capcom é a dona de muitas franquias que revolucionaram o mercado de games, como Street Fighter, MegaMan e Resident Evil. Como vocês lidam com a nostalgia?
Chris Kramer: A Capcom tem 25 anos incríveis de história, produzindo alguns dos jogos e personagens mais memoráveis dos games. A melhor coisa é que temos este catálogo memorável de games e personagens que podemos introduzir para a nova geração de gamers, de um modo que seja atrativo para quem os conhece de consoles antigos. Street Fighter IV nos trouxe novos jogadores, mas tambérm foi comprado por gente que não jogava em quase dez anos. Ambos Mega Man 9 e Bionic Commando Rearmed são grandes exemplos: eles foram desenhados como títulos antigos para agradar os gamers mais antigos, mas eram desafiantes o suficiente para atrair novos jogadores.
Street Fighter IV é um ótimo exemplo de como uma série pode se manter fresca e ainda manter o interesse de uma geração mais antiga de gamers. O jogo foi o sucesso que vocês esperavam? Você acha que ele trouxe o sentimento de “arcade” de volta aos consoles?
Chris Kramer: STIV sempre foi um grande sucesso. Quando começamos a trabalhar no projeto, havia uma preocupação inicial que o mercado de arcades estava morto na América do Norte, e que seria complicado deixar as pessoas agitadas pelo novo título. Felizmente, a conectividade da geração atual de consoles mostra que existe sim uma “cena arcade”, e que ela está bem na sua casa. Graças à Xbox LIVE e à PS Network, tem mais gente jogando Street Fighter hoje do que no passado. Quem precisa de um arcade velhaco e sujo quando você pode enfrentar qualquer oponente sem sair do sofá?
Por outro lado, Resident Evil 5 recebeu duras críticas. Muitos jornalistas e jogadores acreditam que o game não é nem mesmo um game de terror, mas um título de ação. Como vocês lidam com aquestão?
Chris Kramer: Na verdade, eu não vejo isso como uma crítica. RE4 foi uma total reinvenção da série que, para ser honesto, estava envelhecendo. Com Resident Evil 4, Mikami-san (produtor) e Kobayashi-san (diretor) jogaram tudo que não era divertido fora. Nada mais de zumbis lentos e bamboleantes, da munição limitada, das locações pequenas. Ao invés disto, eles aumentaram o perigo e excitação, craindo um dos melhores jogos já feitos. RE5 continua esta evolução. Sim, ainda há elementos de terror em RE5, mas conseguimos nos livrar da maioria dos obstáculos chatos do gênero “survival horror” (um gênero criado pela própria Capcom). Do ponto de vista das vendas, isto foi a coisa certa a fazer: RE5 vendeu muito mais do que RE4 em todo o mundo.
Com tantos games sendo produzidos para Ninstendo DS e celulares, a Capcom também deve estar interessada em uma audiência casual. O quanto esse público é importante para vocês?
Chris Kramer: O mercado casual nos interessa, sim, mas a Capcom é muito mais uma “empresa e games para gamers”. Nós temos divisões de mobile que se preocupam com este mercado e produzimos alguns títulos como Flock e Age of Booty. Na sua maior parte, Capcom foca-se em games para jogadores, como Resident Evil, Monster Hunter, Lost Planet, Dead Rising e Street Fighter. Existe um certo apelo nestes títulos para o público “casual”, mas não vamos mudar nosso design ou “emburrecer” nossos títulos para deixá-los mais atraentes para o mercado casual.
Podemos esperar mais games para iPhone e celulares?
Chris Kramer: Sim! Nosso escritório de mobile nos Estados Unidos produz títulos associados à grandes franquias aqui, como "Who Wants to Be A Millionaire" e "Are You Smarter Than A Fifth Grader", bem como games mais específicos da Capcom, como Mega Man ou Street Fighter. O grupo de mobile japonês trabalha em games para iPhone, como Resident Evil: Degeneration e Resident Evil 4. Você verá muito mais de nós em iPhones e outros celulares.
Outro nicho bem específico é o mercado de MMO. Vocês tem a intenção de explorá-lo de alguma forma?
Chris Kramer: No Japão e na Ásia, há uma versão online de Monster Hunter para PC que opera muito similarmente a um MMO tradicional. Não há nenhum plano para trazer o game para este lado do globo, no entanto. O mercado de MMO é muito caro, muito arriscado; existem mais falhas do que casos de sucesso. Nunca diga nunca, mas agora, Monster Hunter Freedom Unite e Monster Hunter Tri são os casos mais próximos de MMO para a Capcom.
Os sensores de movimento são a próxima revolução em games? Será que o próximo Resident Evil será jogado no Natal?
Chris Kramer: E como isso funcionaria? Você teria que correr de verdade para escapar de zumbis, empurrá-los com movimentos para mantê-los longe do seu cérebro delicioso e mirar com os seus dedos para atirar uma arma? Hmmm, acho que vamos continuar usando o controle por enquanto. Natal parece interessante, mas vamos ver como os gamers reagem primeiro
Sobre novidades, o que podemos esperar de original nas séries Devil May Cry, Street Fighter ou Dead Rising?
Chris Kramer: Eu jurei segredo sobre qualquer um desses projetos que podem ou não, existir!
Tudo bem, vai. Mas, e algo sobre franquias novas?
Chris Kramer: Estamos bem animados com Dark Void, um game que está em produção nos EUA e por um novo desenvolvedor chamado Airtight Studios. Os jogadores vão, literalmente, voar pelo game, usando um jetpack e sequestrando navens alienígenas, para parar uma invasão à Terra. O game parece ótimo e é bem divertido. Descubra mais aqui: http://www.darkvoidgame.com/
A Capcom tem interesse no mercado de games do Brasil? Vocês planejam ter um escritório aqui, como a EA ou a Ubisoft?
Chris Kramer: Sim, a Capcom está muito interessada no crescimento do mercado de games do Brasil. Estamos tentando entender como nos envolver nos diversos níveis. Meu time de relações públicas aqui em San Mateo, Califórnia, trabalhou próximo com um número de revistas e sites brasileiros nos últimos três anos e gostaríamos de fazer muito mais
O que vocês vão apresentar na Tokyo Game Show?
Chris Kramer: Lost Planet 2 terá uma grande presença, assim como Resident Evil The Darkside Chronicles. Nós vamos anunciar e mostrar diversos títulos, também, mas é tudo que eu posso te contar agora.
E, finalmente, você conhece um lutador de UFC chamado Lyoto Mashida? Ele é como o nosso próprio Ryu :D
Chris Kramer: Todo mundo precisa de um Ryu!
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Há 15 anos
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